Check-up da saúde: saiba a importância de realizar

Check-up da saúde: saiba a importância de realizar

Ainda estamos em agosto, mas sempre é hora de atualizar os objetivos do ano, certo? Afinal, a cada ano novo é comum que pessoas, em todo o mundo, façam promessas para um ano mais saudável, com mais comprometimento à realização de exercícios, saúde e acompanhamento médico. Se você também faz essas promessas ou já tem um compromisso anual com exames de rotinas, o conhecido check-up da saúde, saiba que esse é o caminho certo.

No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre essa bateria de exames tão conhecida, mas ainda esquecida nas promessas. Entenda porque incluir o check-up da saúde em sua rotina de uma vez por todas!

O QUE É O CHECK-UP DA SAÚDE 

check-up da saúde é uma bateria de exames de diversas especialidades e faz parte da medicina preventiva.

Ele é comumente solicitado por clínicos gerais, cardiologistas, endocrinologistas, ginecologistas e urologistas para a verificação e prevenção de doenças como, hipertensão, doenças cardíacas, diabetes, deficiências do sistema imunológico, sistema reprodutor de homens e mulheres, e uma imensa lista que aumenta a cada ano, com o avançar das tecnologias médicas.

A médio e longo prazo, o objetivo de check-ups é impactar a vida de maneiras positivas e até de aumentar a expectativa de saúde e vida dos pacientes.

POR QUE REALIZAR O CHECK-UP ANUALMENTE?

Conforme afirma Ricardo Rosenfeld, especialista em Patologia Clínica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), a coleta de materiais para a realização de check-ups não significa somente o diagnóstico de doenças, mas também um “atestado de saúde” nos exames periódicos.

Segundo o Ministério da Saúde, 31% dos homens brasileiros não têm o hábito de consultar um médico regularmente, porém, enquanto mulheres cuidam melhor da saúde, os índices ainda são preocupantes, já que os riscos do desenvolvimento de diabetes são maiores, cerca de 2%, e a medicina preventiva da mulher é costumeiramente associada apenas à saúde reprodutiva.

Abaixo listamos fatores de risco que devem aumentar a atenção de homens e mulheres para a realização de exames preventivos:

  • fumo;
  • ganho ou perda de peso repentinos;
  • histórico de doenças crônicas familiares;
  • má alimentação;
  • recorrência de dores no corpo e fadiga;
  • sedentarismo;
  • sobrepeso.

Por isso, realizar check-ups de saúde é cada vez mais importante em todas as faixas etárias e para ambos os gêneros.

A médica Ana Escobar, pediatra formada pela Universidade de São Paulo e professora livre docente do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da FMUSP, separou algumas indicações de check-up por fases da vida:

Crianças – o primeiro exame, o Teste do Pezinho, é realizado ainda na maternidade e poderá identificar a existência de doenças no organismo do bebê já nos primeiros dias de vida. Após essa fase, é importante realizar o check-up anual de crianças a partir dos dois anos quando se tem históricos de doenças familiares e entre os cinco e dez anos em crianças sem históricos, geralmente de pais e avós.

Adolescentes – nesta fase é recomendado iniciar exames anuais. Como trata-se de uma época de crescimento e desenvolvimento acelerado, indicam-se exames para detecção de anemias, falta de vitaminas, ferro e funções vitais de órgãos, como o coração e fígado.

Adultos entre 20 e 39 anos – com o corpo desenvolvido e o início da correria da faculdade, trabalho e formação de uma família, é hora de cuidar do todo. Anualmente, além dos exames realizados em adolescentes, é importante incluir o monitoramentos para diabetes, doenças cardiovasculares, neurológicas, urológicas para os homens e ultrassom, exame transvaginal e papanicolau para mulheres.

Adultos após 40 anos – além dos exames anuais recomendados para adultos de vinte a trinta anos, homens devem iniciar o monitoramento da próstata e mulheres precisam incluir mamografias periódicas para a prevenção do câncer de mama. Com o avançar da idade, deve-se verificar com um especialista sobre a possível necessidade de check-ups de saúde semestrais.

Vale lembrar que as informações acima não baseadas em estudos e indicações e não substituem o acompanhamento médico. Procure um especialista de confiança sempre que achar necessário e mantenha seus exames atualizados!

OS PRINCIPAIS EXAMES REALIZADOS EM CHECK-UPS DE SAÚDE

Em 2019 a Organização Mundial da Saúde divulgou uma lista atualizada com os principais exames que devem ser realizados para a saúde básica da população. Ao todo, são 228 tipos, mas separamos os 15 principais realizados no Brasil para você agendar seu próximo check-up.

  1. Ácido úrico: a coleta desse exame identificará a presença de proteínas no organismo, que pode indicar doenças cardiovasculares e a possibilidade de gota, insuficiência e cálculo renal.
  2. Colesterol e triglicerídeos: analisa os níveis de colesterol (gordura) “bom” e “ruim” no sangue. Essa coleta permitirá identificar os riscos de complicações cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
  3. Ecocardiograma: ultrassonografia para avaliar a anatomia e funcionamento do coração.
  4. Eletrocardiograma: avalia o funcionamento do coração durante repouso;
  5. Exame de toque retal: exame mais comum para identificação de um possível câncer de próstata.
  6. Exame de urina: avalia a cor, densidade, pH, níveis de glicose, proteínas, hemácias, leucócitos e a presença de bactérias.
  7. Hemograma: é o exame mais comum solicitado por médicos e idêntica a quantidade de hemácias ou glóbulos vermelhos (diagnóstico de anemias), leucócitos ou glóbulos brancos (diagnóstico de infecções, alergias e alguns tipos de câncer) e plaquetas (problemas de coagulação).
  8. Glicemia em jejum: mede a taxa de glicose (açúcar) no sangue para identificação de diabetes.
  9. Mamografia: exame de imagem para o diagnóstico do câncer de mama em fase inicial.
  10. Papanicolau: é o exame preventivo feminino e permite identificar doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), lesões e um possível câncer no colo do útero.
  11. PSA: PSA é o antígeno prostático específico no sangue e pode indicar o câncer de próstata.
  12. Teste ergométrico: também conhecido como “teste de esforço” ou “teste de esteira” para identificar riscos de paradas cardíacas em pacientes.
  13. TGO (AST) e TGP (ALT): quantifica as enzimas TGO e TGP para avaliação da boa funcionalidade do fígado, como doença celíaca, hipotireoidismo e possibilidades de infarto.
  14. TSH e T4 livre: hormônio da tireoide. É um exame bastante indicado para mulheres, principalmente na fase da menopausa, e para identificação do hipotireoidismo ou hipertireoidismo.
  15. Ureia e creatinina: avalia o funcionamento dos rins, responsável por filtrar as substâncias absorvidas pelo corpo.

CHECK-UP ALÉM DAS PROMESSAS DE ANO NOVO

check-up da saúde anual ajudará a identificar possíveis patologias com maior antecedência, mas é importante manter uma rotina saudável 365 dias por ano.

Para cuidar da saúde, comece trocando o fast-food por comidas saudáveis, frutas, verduras e vegetais. Pratique esportes regularmente e aproveite mais momentos de qualidade com a família e amigos.

Ao unir o estilo de vida mais saudável aos exames de rotina, você irá potencializar a saúde e prevenir uma série de doenças.

Cuide de sua saúde, e alerte amigos e familiares!

Para agendar uma consulta com dos especialistas do Centro Médico Aliança, em Floriano – PI, entre em contato com nossos especialistas!

Siga nosso Facebook e Instagram e fique por dentro de mais dicas de saúde.

Dr. Marcello Borges

CRM-PI: 2848 / RQE: 2316 | CRM-PI: 2848 / RQE: 2316

Graduação em medicina pela Universidade Federal do Piauí-UFPI-Teresina-2002 Residência médica em otorrinolaringologia pela Universidade São Francisco-HUSF-Bragança Paulista-SP-2008 Titulo de especialista em otorrinolaringologia pela AMB e ABORLCCF-2008 12 anos de atuação como otorrinolaringologista em Floriano-PI  Experiência em otorrinolaringologia infantil e adulto, clínica e cirúrgica

Voltar para blog Agendar